topo
linha2


Fotogaleria
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

» Home » Eventos » Sociais » Palestra-Colóquio sobre Dificuldades de Aprendizagem


Palestra-Colóquio sobre Dificuldades de Aprendizagem

Textos e Fotos de: Paulo Luís Ávila
Adiaspora.com

 

No passado dia 21 de Maio teve lugar na Galeria Almada Negreiros, no Consulado-Geral de Portugal em Toronto, uma palestra-colóquio, que versou o momentoso problema de Dificuldades de Aprendizagem pela Psicóloga, Isabel Vieira, que integra o Departamento de Psicologia da Direcção Escolar Católica de Toronto, nos últimos vinte e um anos e é responsável por escolas primárias e secundárias, prestando serviços de diagnóstico e aconselhamento a estudantes, em colaboração com os professores e os pais. Em ambiente que podemos considerar restrito, esperávamos encontrar mais público a assistir e concomitantemente a debater os temas que ali foram esquematizados e apresentados em slide para que fossem introspeccionados pelo público presente.

A Psicóloga Isabel Vieira

A lição que recebemos foi proveitosa, apesar de ser pouco aprofundada uma vez que o tempo é sempre restrito e quando começamos a gostar e ou a compreender, como foi o caso, há que terminar. Ficámos alertados para certas situações que por ventura acontecem agora, mas que anteriormente e num tempo dito de ditadura ou obscurantismo, era impedimento falar-se por exemplo em desespero, frustração, nível receptivo e expressivo, porque era mais fácil apontar o dedo àquelas crianças que eram impulsivas, perigosas e «tapadas», porque as dificuldades na aprendizagem, já tinham origem genética. Era frequente ouvirmos dizer: «O pai é atrasado, a criança sai ao pai». Agora sabe-se e isso foi ali desenvolvido com alguma acuidade, que todas as pessoas, têm dificuldades em aprender um certo número de coisas e por esse facto não podem ser rotuladas nem marginalizadas, como acontecia há 50 anos.

Parte da assistência

Hoje mais que nunca há um sem número de elementos que estudam o comportamento das crianças e até os adultos e, por isso, nos dias que ocorrem há respostas para quase tudo. A anfitriã, Maria Amélia Paiva, Cônsul Geral de Portugal em Toronto, antes de se ausentar por deveres diplomáticos, interpelou e deu achegas, com a categoria e a elegância que deram um cunho de classe àquele encontro. Foi por ela pedido todo o apoio e aqui deixamos o registo, aos órgãos da comunicação social presentes, entre os quais, adiaspora.com, para alertarem os educadores do facto que hoje em dia  há apoio dentro das escolas a este momentoso problema que afecta neste momento a população, especialmente os jovens que frequentam os níveis mais baixos da escolaridade obrigatória e recorrer a ele é gratuito e indispensável, para tornar a nossa sociedade mais justa e culturalmente mais evoluída. Antes de partir, foi oferecido um «mimo» à Cônsul Geral de Portugal, como preito de gratidão e homenagem à sua simpatia e carinho pela forma como acolheu e «apadrinhou» todos os eventos ali e noutros lugares desenvolvidos.

Momento da entrega da oferta à Cônsul Maria Amélia Paiva

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Slideshow Adiaspora.com

 

 

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007

vf